PROCESSOS ESCOLARES – EAD - Curso Superior de Tecnologia
Autorizado pela Portaria 428 de 12/11/2020, publicada no DOU de 13/11/2020.
O objetivo do Curso Superior de Tecnologia em Processos Escolares EAD é formar profissionais para atuar como educadores de apoio nos níveis pré-escolar, fundamental e médio, capazes de planejar, coordenar e operacionalizar atividades organizacionais, tecnológicas e gerenciais no âmbito dos espaços educativos formais e não-formais, agregando ao egresso a visão ampla e sistêmica do ambiente educativo e da educação. A capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a este tecnólogo. Este profissional atua no apoio as atividades pedagógicas, provendo atores envolvidos no processo educativo um ambiente de trabalho disponível e adequado a execução destes em sua completitude.
Para atingir este objetivo as atividades curriculares estão organizadas em módulos que se relacionam de forma sistêmica, provendo ao profissional formação ampla no que diz respeito à legislação, processos, ambientes e infraestrutura no âmbito dos espaços educativos.
Neste contexto, o perfil profissional educador de Apoio a ser formado pela Faculdade Dom Bosco (FDB) foi baseado nos objetivos do curso à luz das demandas das escolas e ambientes escolares, levantada empiricamente tendo por base a Rede Salesiana Brasil de Escolas.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do curso de Tecnólogo em Processos Escolares EAD da Faculdade Dom Bosco (FDB) é um profissional capaz de atuar nos diferentes ambientes educativos, visando apoiar os demais atores do processo educativo. Este profissional zela pela organização e estruturação do ambiente educativo, seja ele formal – escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, ou informal – ong´s, projetos de formação, cursos livre e etc.
Atua na gestão e organização do ambiente educativo no que tange a disponibilização de recursos, infraestrutura e atendimento a legislação, visando tornar o trabalho dos educadores mais tranquilo e estável. Seu trabalho promove um ambiente educativo seguro, tanto no que diz respeito a espaço físico – infraestrutura, quando a normas e legislação vigentes.
Pode ocupar os cargos de secretário escolar, gestor administrativo de escolas, educador de apoio, tesoureiro escolar entre outros. Atua em instituições educativas públicas e privadas, em espaços formais ou informais de educação. Está apto a cursar pós-graduação nas diferentes áreas, incluindo gestão e educação.
Bagé/RS (Colégio Salesiano N. Sra. Auxiliadora)
Av. Mal. Floriano, 1355
96400-010 Bagé/RS
Telefone Central: (51) 3361-6700
Itajaí/SC (Colégio Salesiano Itajaí)
Rua Felipe Schmidt, 87
88301-040 Itajaí/SC
Telefone Central: (51) 3361-6700
Porto Alegre/RS (Faculdade Dom Bosco)
Rua Mal. José Inácio da Silva, 355
90520-280 Porto Alegre/RS
Telefone Central: (51) 3361-6700
Rio Grande/RS (Colégio Salesiano Leão XIII)
Rua Mal. Deodoro, 628
96211-480 Rio Grande/RS
Telefone Central: (51) 3361-6700
Santa Rosa/RS (Colégio Salesiano Dom Bosco)
Rua Santa Rosa, 536
98780-319 Santa Rosa/RS
Telefone Central: (51) 3361-6700
Todas as atividades desenvolvidas nas disciplinas contam com suporte do professor e do tutor que acompanharão os alunos por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) respondendo dúvidas, acompanhando desempenho e tomando medidas de recuperação do discente.
O ensino/aprendizagem do EAD é um processo e, como tal, se constrói ao longo do curso. Neste sentido, cada aluno é, potencialmente, um colaborador, um agente nesta construção, consideradas as peculiaridades desta modalidade. O apoio ao aluno é primordial na educação a distância. Dentro do sistema de apoio, algumas funções são fundamentais, como o apoio ao desenvolvimento pessoal, motivacional e estímulo ao aluno, sendo estas funções incumbidas ao tutor.
Assim, a presença do tutor é figura preponderante, pois é possível atribuir-se uma dinâmica de cunho absolutamente didático-pedagógica, atendendo aos referenciais de qualidade propostos. Portanto, o grande desafio do processo de tutoria é construir e manter uma interação que realmente suporte a aprendizagem, pois as grandes questões da educação a distância se referem às estruturas de suporte e tutoria e estão relacionadas com a construção de um AVA, tempo de dedicação dos tutores, promoção de uma relação empática, informal e de proximidade entre discentes e tutores.
O tutor é responsável por auxiliar o aluno a sanar suas dúvidas, bem como fornecer orientações aos estudantes a distância. Os contatos serão realizados periodicamente por ambiente virtual de ensino-aprendizagem (AVA), chats, e-mails e WhatsApp (telefone).
Coordenadora: Profª Drª Letícia Silva Garcia.
WhatsApp: 51 93500-0035
Email: leticia.faculdade@dombosco.net
Deseja realizar o Vestibular Online para ingresso no EAD Salesiano? Clique aqui
A atuação profissional do Gestor de Processos Escolares se dá no âmbito das instituições educativas formais e informais. Ele pode atuar tanto na rede pública e privada de Ensino Fundamental e Médio, quando em cursos livres, escolas de idiomas, ONG´s e espaços educativos não formais.
Atua como secretário escolar, como administrador escolar ou como educador de apoio. Neste contexto, enfatiza-se o papel de prover aos educadores e educandos um espaço educativo organizado e alinhado com a legislação educacional, fiscal e sanitária.
VESTIBULAR ONLINE
Faça sua prova sem sair de casa!
Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb