NOTÍCIAS

205 anos de Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude!

INSTITUCIONAL

  16 de agosto de 2020

Hoje, 16 de agosto, a Família Salesiana está em festa pois nascia, no ano de 1815, nosso fundador, Pai e Mestre da Juventude.

Neste ano de 2020, marcado por uma pandemia que ainda atinge grande parte da população mundial, os herdeiros de seu carisma voltam a olhar para Dom Bosco para encontrar nele os elementos sempre válidos – em todos os tempos, lugares e circunstâncias – para acompanhar os jovens, em particular os mais pobres e necessitados!

E na oração do inspetor de nossa Mantenedora (Inspetoria Salesiana São Pio x), P. Gilson Marcos da Silva, agradecemos por todas as pessoas que passam por nossas obras Salesianas.

“Diante do teu corpo, Dom Bosco, peço que todos nós Salesiano, teus filhos, e todos os membros da Família Salesiana, possamos ter:

  • teus olhos, para contemplar apenas os jovens do mundo;
  • teu coração, para amá-los como soube amar, para que se sintam amados;
  • tua mente, cheia de imaginação apostólica para responder às suas necessidades e expectativas;
  • tuas mãos trabalhadoras, para realizar teus sonhos e os sonhos deles; e, por fim,
  • teus pés, para ir encontrá-los onde quer que estejam.

Que o sonho de Dom Bosco se faça verdade no ser e no fazer da Família Salesiana e de suas obras em todo o mundo!”

 

Para conhecer melhor e/ou relembrar a história de Dom Bosco:

Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=85nFfTiC7qM

Animação: https://www.youtube.com/watch?v=x-XyGT47ksI&fbclid=IwAR2cvMlAgEvw5a0fYQQv69shmfTwJHBHEQC_PdVxv-kAKWrve6zqdM2t3E4

 

Dom Bosco, SDB, foi um sacerdote italiano dotado de carismas extraordinários, desenvolveu um sistema pedagógico inovador, o Sistema Preventivo de Dom Bosco e conseguiu reunir em torno de si um prodigioso movimento de apostolado. Foi proclamado santo em 1934 e foi aclamado por João Paulo II como o Pai e Mestre da Juventude. Nasceu Giovanni Melchior Bosco em Castelnuovo Don Bosco, 16 de agosto de 1815 e faleceu em Turim, 31 de janeiro de 1888.

Tinha frequentes sonhos de caráter sobrenatural, nos quais recebia luzes sobre o estado de alma de seus alunos e sobre acontecimentos do seu tempo e futuros.

Embora sem recursos econômicos, com força de vontade e sobretudo com uma inabalável confiança em Maria Auxiliadora, conseguiu executar projetos apostólicos grandiosos em várias nações.

Fundou duas congregações religiosas e um grande número de colégios para a educação de meninos pobres.

Foi apóstolo da boa imprensa, não somente escrevendo muitos livros e artigos, mas chegando a constituir uma editora pujante e até a fundar uma fábrica de papel. Exerceu enorme influência na vida social e política da época.

 

 

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb