PESQUISA

INSAJUR
INSTITUTO SALESIANO DE JUSTIÇA RESTAURATIVA

APRESENTAÇÃO

O INSAJUR está inserido dentro do Instituto Salesiano de Proteção ao Adolescente (INSAPROA)  e vinculado à Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre fazendo parte das diretrizes do Sistema Preventivo de Dom Bosco.

CADASTRO DE VOLUNTÁRIOS

O INSAJUR está em busca de voluntários para atuar nos projetos do instituto. Inscreva-se no link abaixo.

INSAJUR - Cadastro de Voluntários



Gestão de Eventos e Inscrições providor por Event Espresso

LINKS IMPORTANTES

Conselho Nacional de Justiça – CNJhttp://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/62272-justica-restaurativa-o-que-e-e-como-funciona

 

O QUE É JUSTIÇA RESTAURATIVA?

Define-se Justiça Restaurativa como sendo um processo onde todas as partes ligadas de alguma forma a uma particular ofensa vêm discutir e resolver coletivamente as consequências práticas da mesma e as suas implicações para o futuro (Tony Marshall).

Posicionada como um novo foco sobre a Justiça e os crimes (Howard Zeher), uma abordagem restaurativa implica em novo equacionamento das dinâmicas usualmente mobilizadas na resolução de um problema, conflito ou infração, substituindo-se os fatores tradicionais por um novo marco lógico, a saber: a culpa substituída pela responsabilidade; a imposição substituída pelo diálogo; o castigo substituído pela reparação; a verticalidade substituída pela horizontalidade; a coerção substituída pela coesão.

Por tais características, a aplicação desse novo modelo de Justiça, desencadeia, caso a caso, um realinhamento ético e um processo reflexivo capaz de repercutir, a um só tempo, em termos de transformações pessoais, de desenvolvimento institucional, de aprendizagem social e mudanças culturais.

A Justiça Restaurativa, por sua vez, coloca o foco na cura e na reabilitação. Incorpora uma análise forte de direitos humanos. Considera que as pessoas que foram mais afetadas pelo crime, vítimas e ofensores, deveriam ter a oportunidade de tomarem parte na resolução do conflito (De Bastiani, 2018).

O QUE É O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO?

Os Salesianos e seus colaboradores têm um jeito próprio para educar, também chamado de carisma e espírito. Deus deu esse jeito a Dom Bosco para que ele enriquecesse a Igreja educando crianças e jovens, principalmente os mais pobres. Dom Bosco o chamou de Sistema Preventivo.

O Sistema Preventivo é uma experiência de vida

Não adianta querer aprendê-lo só com a cabeça. O motivo é simples: é preciso viver com o jovem, brincar com ele, conversar com ele, comunicar-se com ele para poder compreendê-lo, ajudá-lo, aprender com ele, entrar em sintonia com ele. Dom Bosco viveu a vida toda com os jovens e desta vida ele foi tirando as colunas básicas do seu Sistema.

O Sistema Preventivo está alicerçado no Evangelho

Dom Bosco dizia assim: “A prática deste Sistema baseia-se nas palavras de São Paulo: a caridade é benigna, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta.” Ama-se a pessoa não porque ela é bonita ou feia, rica ou pobre, me traz esta vantagem, este ou aquele prazer. Ama-se porque é filha de Deus, nossa irmã. Quem ama crê e espera nas possibilidades de cada pessoa, porque cada pessoa é presença de Deus.

O Sistema Preventivo privilegia a convivência

Conhece-se realmente uma pessoa na convivência diária. Aí ele vai se manifestando aos poucos. Suas verdadeiras virtudes e seus reais defeitos aparecem na convivência com outras pessoas. Dom Bosco usava o termo “assistência” para traduzir essa convivência. O educador está ao lado do educando para caminhar com ele, sentir suas dificuldades, vibrar e aprender com ele. Em resumo, ser tão amigo do educando a ponto de poder dizer-lhe qualquer verdade sem magoá-lo. É importante que os educadores estejam, sempre que possível, junto com seus educandos.

O Sistema Preventivo incentiva a prática da liberdade

Toda casa Salesiana tem muito espaço, pátios amplos para que o jovem possa se movimentar. Apenas numa sala de aula ou numa igreja, o jovem pode esconder quem é. Num esporte, num pátio onde é livre, ele se manifesta, se confronta com os outros, se comunica. Dom Bosco dizia: “Dê-se ampla liberdade de correr, pular e gritar. A ginástica e o esporte, a música, a poesia, o teatro, os passeios, são meios eficazes para se alcançar a disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde”. Toda educação supõe formação para a liberdade responsável.

O Sistema Preventivo usa a razão

Usar a razão em dois sentidos. Primeiro, o educador raciocina e dialoga com o educando, mostra o sentido e o porquê das coisas. Na medida em que o educador raciocina, ensina a raciocinar. É a razão que impede que se cometam violências, injustiças e outras agressões do e contra o jovem. Segundo, o educador faz tudo na medida do jovem. Jovem é jovem: tem suas exigências próprias, sua linguagem, seu modo de ver e analisar a realidade. O educador gosta do que os jovens gostam para que eles passem a gostar daquilo que o educador lhes propõe como valor.

O Sistema Preventivo é paterno e materno ao mesmo tempo

Quem pratica Sistema Preventivo tem a energia, a resistência e a autoridade de um pai, e o coração, a compreensão e a ternura de uma mãe. Dom Bosco chamava isso deamorevolezza. Amar o educando com a firmeza paterna e com a ternura materna: criar um clima tal que o educando não só seja amado, mas perceba que é amado. A educação, dizia Dom Bosco, é questão de coração. Educar é mais que instruir. Educar é conviver, é amar. É possível uma pessoa ser muito instruída e pouco educada. Dom Bosco dizia assim: “o professor visto apenas na cátedra é professor e nada mais, mas se está no recreio com os jovens torna-se irmão”.

O Sistema Preventivo supõe a religião em sua base

“Em educação, ou religião ou bastão”, dizia Dom Bosco. Ele queria dizer a religião educa e o bastão amansa. Todo o projeto educativo Salesiano visa formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. O bom cristão é atuante e comprometido com Deus e o próximo na construção de um mundo melhor. O honesto cidadão participa e atua na transformação da sociedade para torná-la mais justa e fraterna segundo os valores evangélicos. Uma casa Salesiana forma líderes para atuar nas comunidades de fé e na sociedade.

COMO CONTATAR O INSAJUR?

Equipe

A equipe é formada por estagiárias e voluntárias coordenadas por Lia Suzin.

Contatos

Fone: (51) 3361-6700

E-mail: insajur.faculdade@dombosco.net

 


REVISTA ATITUDE

REVISTA DE PESQUISA DA FACULDADE DOM BOSCO

Acesse o Catálogo

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb