PESQUISA

INSABRIGO
INSTITUTO SALESIANO DE APOIO AO ABRIGADO

APRESENTAÇÃO

O INSABRIGO está inserido dentro do Instituto Salesiano de Proteção ao Adolescente (INSAPROA)  e vinculado à Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre fazendo parte das diretrizes do sistema preventivo de Dom Bosco. O INSABRIGO nasceu com a missão de colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes com experiência de acolhimento, a fim de fortalecê-los para que se apropriem de suas histórias e criem alternativas saudáveis para seu percurso biográfico.

O trabalho será realizado diretamente com os adolescentes e com os adultos responsáveis por eles, antes e após a saída do acolhimento, desenvolvendo um trabalho técnico que colabore para o enfrentamento dos desafios de construção de uma vida autônoma.

CADASTRO DE VOLUNTÁRIOS

O INSABRIGO está em busca de voluntários. Inscreva-se no link abaixo:

INSABRIGO - Cadastro de Voluntários



Gestão de Eventos e Inscrições providor por Event Espresso

LINK IMPORTANTES

Associação dos Magistrados Brasileiros AMB – http://www.amb.com.br

Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventudehttp://www.abraminj.org.br/

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente CEDEDICAhttp://www.cededica.org.br/

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente CEDICAhttp://cedica.rs.gov.br/

Childhoodhttp://www.childhood.org.br/

Convenção de Haiahttps://www.hcch.net/en/home

Defensoria Públicahttp://www.defensoria.rs.def.br/conteudo/20007/crianca-e-adolescente

Escola de Conselhos do RShttp://escoladeconselhos.faccat.br/

Fundação de Atendimento Sócio Educativo do RS FASE – http://www.fase.rs.gov.br/wp/

Fundação de Proteção Especial do RS FPERGShttp://www.sdstjdh.rs.gov.br/fpe

Fundação Abrinqhttp://fadc.org.br/

Ministério da Justiçahttp://www.justica.gov.br/sua-protecao/cooperacao-internacional/adocao-internacional

Ministério Públicohttp://www.mprs.mp.br/infancia/

Portal dos Direitos da Crianças e dos Adolescentes – http://www.direitosdacrianca.gov.br/

Tribunal Justiça RS/Adoçãohttp://www.tjrs.jus.br/app-adocao/

UNESCOhttp://www.unesco.org/new/pt/brasilia

UNICEFhttp://www.unicef.org/brazil/

O QUE É O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO?

Os Salesianos e seus colaboradores têm um jeito próprio para educar, também chamado de carisma e espírito. Deus deu esse jeito a Dom Bosco para que ele enriquecesse a Igreja educando crianças e jovens, principalmente os mais pobres. Dom Bosco o chamou de Sistema Preventivo.

O Sistema Preventivo é uma experiência de vida

Não adianta querer aprendê-lo só com a cabeça. O motivo é simples: é preciso viver com o jovem, brincar com ele, conversar com ele, comunicar-se com ele para poder compreendê-lo, ajudá-lo, aprender com ele, entrar em sintonia com ele. Dom Bosco viveu a vida toda com os jovens e desta vida ele foi tirando as colunas básicas do seu Sistema.

O Sistema Preventivo está alicerçado no Evangelho

Dom Bosco dizia assim: “A prática deste Sistema baseia-se nas palavras de São Paulo: a caridade é benigna, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta.” Ama-se a pessoa não porque ela é bonita ou feia, rica ou pobre, me traz esta vantagem, este ou aquele prazer. Ama-se porque é filha de Deus, nossa irmã. Quem ama crê e espera nas possibilidades de cada pessoa, porque cada pessoa é presença de Deus.

O Sistema Preventivo privilegia a convivência

Conhece-se realmente uma pessoa na convivência diária. Aí ele vai se manifestando aos poucos. Suas verdadeiras virtudes e seus reais defeitos aparecem na convivência com outras pessoas. Dom Bosco usava o termo “assistência” para traduzir essa convivência. O educador está ao lado do educando para caminhar com ele, sentir suas dificuldades, vibrar e aprender com ele. Em resumo, ser tão amigo do educando a ponto de poder dizer-lhe qualquer verdade sem magoá-lo. É importante que os educadores estejam, sempre que possível, junto com seus educandos.

O Sistema Preventivo incentiva a prática da liberdade

Toda casa Salesiana tem muito espaço, pátios amplos para que o jovem possa se movimentar. Apenas numa sala de aula ou numa igreja, o jovem pode esconder quem é. Num esporte, num pátio onde é livre, ele se manifesta, se confronta com os outros, se comunica. Dom Bosco dizia: “Dê-se ampla liberdade de correr, pular e gritar. A ginástica e o esporte, a música, a poesia, o teatro, os passeios, são meios eficazes para se alcançar a disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde”. Toda educação supõe formação para a liberdade responsável.

O Sistema Preventivo usa a razão

Usar a razão em dois sentidos. Primeiro, o educador raciocina e dialoga com o educando, mostra o sentido e o porquê das coisas. Na medida em que o educador raciocina, ensina a raciocinar. É a razão que impede que se cometam violências, injustiças e outras agressões do e contra o jovem. Segundo, o educador faz tudo na medida do jovem. Jovem é jovem: tem suas exigências próprias, sua linguagem, seu modo de ver e analisar a realidade. O educador gosta do que os jovens gostam para que eles passem a gostar daquilo que o educador lhes propõe como valor.

O Sistema Preventivo é paterno e materno ao mesmo tempo

Quem pratica Sistema Preventivo tem a energia, a resistência e a autoridade de um pai, e o coração, a compreensão e a ternura de uma mãe. Dom Bosco chamava isso deamorevolezza. Amar o educando com a firmeza paterna e com a ternura materna: criar um clima tal que o educando não só seja amado, mas perceba que é amado. A educação, dizia Dom Bosco, é questão de coração. Educar é mais que instruir. Educar é conviver, é amar. É possível uma pessoa ser muito instruída e pouco educada. Dom Bosco dizia assim: “o professor visto apenas na cátedra é professor e nada mais, mas se está no recreio com os jovens torna-se irmão”.

O Sistema Preventivo supõe a religião em sua base

“Em educação, ou religião ou bastão”, dizia Dom Bosco. Ele queria dizer a religião educa e o bastão amansa. Todo o projeto educativo Salesiano visa formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. O bom cristão é atuante e comprometido com Deus e o próximo na construção de um mundo melhor. O honesto cidadão participa e atua na transformação da sociedade para torná-la mais justa e fraterna segundo os valores evangélicos. Uma casa Salesiana forma líderes para atuar nas comunidades de fé e na sociedade.

COMO CONTATAR O INSABRIGO?

Equipe

A equipe é formada por estagiárias e voluntárias coordenadas por Maria Rosí Marx Prigol.

Contatos

Fone: (51) 3361-6700

E-mail: insabrigo.faculdade@dombosco.net

 


REVISTA ATITUDE

REVISTA DE PESQUISA DA FACULDADE DOM BOSCO

Acesse o Catálogo

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb