PESQUISA

SAAC
Serviço de Assistência e Assessoria Contábil da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

APRESENTAÇÃO

O Serviço de Assistência e Assessoria Contábil da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (SAAC) é um serviço de assistência contábil para consultas e resolução de dúvidas contábeis, tributárias, previdenciárias e financeiras, idealizado para ampliar o exercício da prática contábil de acadêmicos e oferecer à comunidade em geral um serviço especializado nestas áreas, visando a integração efetiva entre a Faculdade e a sociedade.

OBJETIVO ACADÊMICO

O objetivo acadêmico do SAAC é aprimorar o conhecimento e capacitar os alunos da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre no atendimento à comunidade, prestando assistência e assessoria contábil e aperfeiçoando a relação pedagógica entre teoria x prática profissional. Utilizando serviços e atividades destinados ao aprimoramento e ao treinamento de alunos através da promoção de palestras, círculos de estudos, seminários, congressos e pesquisas que tenham por objetivo a assistência ao aprimoramento de técnicas contábeis e a preparação de alunos.

As horas de atendimento dos alunos possibilitam o conhecimento contábil através da prática, contando tempo para as Atividades Complementares (até 150h), nos semestres em que o aluno não estiver matriculado e atendendo no horário da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado.

Cada indicação para atendimento como assistência equivale a 5 horas de Atividades Complementares e cada indicação para assessoria equivale a 10 horas a cada mês de atendimento.

QUEM PODE SE BENEFICIAR DO SAAC?

O serviço de assistência do SAAC destina-se aos acadêmicos ativos e a pessoas da comunidade, principalmente domiciliadas na Zona Norte de Porto Alegre, sobretudo com baixa renda familiar.

Comprovação de Situação Socioeconômica

Quem procura o SAAC deverá comprovar sua situação socioeconômica com renda de até 2 (dois) salários mínimos mensais, comprovada por meio de carteira de trabalho (CTPS) ou contracheque e, também comprovar residência ou domicílio na área territorial de Porto Alegre.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

O SAAC realiza atendimento gratuito à população, esclarecendo dúvidas e prestando orientações sobre assuntos da área contábil, fiscal, previdenciária e finanças pessoais, tais como:

  • Orientação básica sobre a situação cadastral e regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
  • Orientação básica sobre o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), declarações, imposto a restituir, imposto a pagar, doação via incentivo fiscal, prazos, cuidados, obrigações, documentação e questões em geral.
  • Orientação sobre o FUNCRIANÇA e outras doações via incentivo fiscal em relação à destinação de parte do imposto de renda das pessoas físicas para projetos sociais e comunitários.
  • Orientação sobre benefícios previdenciários.
  • Orientação sobre previdência privada (PGBL ou VGBL).
  • Orientação para organização de finanças pessoais.
  • Orientação na redução do endividamento pessoal.
  • Esclarecimento de dúvidas de empregadas domésticas e suas empregadoras sobre as mudanças ocorridas na legislação no que diz respeito aos cuidados legais, trabalhistas e tributários (recibos de pagamento, controle de horário, recolhimento previdenciário, férias, FGTS, licenças, etc).
  • Esclarecimento de dúvidas sobre contribuições previdenciárias (especialmente MEI) e obrigações acessórias.

A assessoria contábil para abertura e formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) é prestado gratuitamente. Os demais serviços são disponibilizados para Microempreendedores Individuais (MEI), para Microempresas optantes do SIMPLES e entidades sem fins lucrativos mediante a cobrança de uma taxa de ressarcimento de custos, em determinados casos:

  • Abertura e formalização de Microempresas (optantes do SIMPLES).
  • Assistência técnica-contábil para empresas que tenham alguma demanda judicial.
  • Contribuição previdenciária adicional de microempreendedor para planejamento da sua aposentadoria.
  • Desenquadramento, alteração cadastral e baixa de MEI e SIMPLES.
  • Emissão de guias de pagamento de tributos vincendos, tributos em atraso (para regularização perante o fisco) e emissão da DAS (Documento de Arrecadação Simplificada do MEI).
  • Informações e relatórios gerenciais: demonstração de resultados, fluxo de caixa (previsto e realizado), controle de estoques, acompanhamento do teto de enquadramento.
  • Obrigações acessórias de MEI que tenham um empregado: folha de pagamento, informações periódicas para o Ministério do Trabalho e Previdência Social (GEFIP), cálculo e emissão de guias de pagamento, livro-caixa, Declaração Anual do Simples Nacional e do MEI (DASN-SIMEI), relatório mensal/anual de receita bruta.
  • Organização da estrutura de custos e formação do preço de venda.
  • Orientação no planejamento de auditoria interna e controles internos.
  • Orientação no planejamento e controle financeiro.
  • Orientação no planejamento tributário.
  • Parecer para instruir a abertura de processo, demanda administrativa ou judicial, e orientação sobre laudo pericial.
  • Revisão de rescisões de contratos de trabalho.

COMO CONTATAR O SAAC?

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone 3361-6700 ou pelos emails saac.faculdade@dombosco.net ou dalmolin.faculdade@dombosco.net para agendamento da consulta, que são realizadas sempre aos sábados das 8h às 11h30min.

O atendimento será realizado por acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, sempre supervisionados por um professor/contador orientador.

 

 

 

Parceria com SAJUG

Caso o atendimento contenha alguma questão com demanda jurídica ele poderá ser encaminhado para o Serviço de Atendimento Jurídico Gratuito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (SAJUG).


REVISTA ATITUDE

REVISTA DE PESQUISA DA FACULDADE DOM BOSCO

Acesse o Catálogo

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb