NOTÍCIAS

Professoras da Faculdade Dom Bosco Participam da VII Formação do Consórcio STHEM Brasil

NAeIP

  10 de junho de 2020

Desde 2017 a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB) é signatária do Consórcio STHEM Brasil, em parceria com 57 Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e ainda com a Universidade de Coimbra/Portugal.

O objetivo do Consórcio é ser referência em Inovação Pedagógica no âmbito da Educação no Brasil. A partir deste consórcio, são oportunizadas diversas formações ao longo do ano, bem como oportunidades de intercâmbio e publicações científicas. Neste contexto, foi realizada de 25 a 29 de maio o primeiro módulo da  VII Semana de Formação do STHEM Brasil, o segundo módulo será realizado nos dias 26 a 28 de agosto e o terceiro ocorrerá a partir de outubro.

Da Dom Bosco participaram as professoras Letícia Silva Garcia e Adriana Paula Zamin Scherer como representantes do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP) e as professoras Débora Cristina Holembach Grivot e Sandra Belloli de Vargas como colaboradoras do NAeIP e também como representantes dos cursos de Direito e Ciências Contábeis, respectivamente. Além disso, a Faculdade oportunizou a participação no evento dos professores do Colégio Salesiano Dom Bosco, Caroline Zwirtes e Alexandro Rodrigo Possato.

Nos dias 25 e 26 de maio os professores participam do Workshop AI – Inteligência Artificial Aplicada na Sala de Aula com o prof Kelly Parke, que é consultor de inovação criativa e técnica há mais de 30 anos.  Neste dia foi discutido como trazer a Inteligência Artificial para o cotidiano da educação e como é possível usar ferramentas e técnicas de IA para apoiar o trabalho do professor no acompanhamento do aluno.

Nos dias 27 e 28 de maio os professores participam do Workshop: Inovações para o Sucesso do Estudante, Melhores Práticas para a Colaboração Remota e Inovações Digitais para Tempos de Mudança com os professores Dale P. Johnson e Tamara Christensen. O prof Dale P. Johnson é Diretor de Inovação Digital do Instituto de Design da Arizona State University (ASU), considerada a Universidade mais inovadora do mundo. A profª Tamara Christensen é autora, facilitadora e consultora executiva da ASU,  com 20 anos de experiência em design thinking, pesquisa e resolução criativa de problemas em educação, sintetizou um entendimento teórico do design thinking com aplicação prática em uma variedade de contextos de negócios e ainda possibilidades de aplicação em sala de aula.

No dia 29 de maio as professoras participam do Workshop: Projetar e Implementar Desafios de Aprendizagem para os Alunos de Hoje com a profª Hermila Gisela Loya Martínez que é Gerente de Treinamento e Desenvolvimento Institucional na Tec de Monterrey. Neste foi possível aprender a projetar currículos orientados a desafios.

Outro dos objetivos do Consórcio é que os professores por ele certificados atuem como replicadores em suas instituições, visando a disseminação efetiva da Inovação Acadêmica, sendo assim, o NAeIP manda o recado ao professores: aguardem que voltaremos com novidades de formação em nossos Seminários Pedagógicos!

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb