NOTÍCIAS

Inscrições abertas para o 9º Congresso Internacional de Direito e Pós-Modernidade

DIREITO

  4 de outubro de 2019

A partir de 03 de outubro estão abertas as incrições para o 9º Congresso Internacional de Direito e Pós-Modernidade da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB) com o tema A Ciência do Direito no Contexto da Inovação e das Novas Tecnologias.

Bacharéis, Mestres, Doutores e Pós-Doutores do Brasil, Argentina e Peru debaterão temas atuais como a novíssima Lei Geral de Proteção de Dados, Fake News e Discurso de Ódio no Contexto das Novas Tecnologias, Inteligência Artificial e os Desafios do Direito Processual Civil, a Liberdade Religiosa e o Discurso de Ódio nas Redes Sociais, a Liberdade Religiosa na CF, o Direito da Personalidade,  entre outros.

Serão 3 dias intensos com a oportunidade para debates inspiradores. Faça sua inscrição e traga 1kg de alimento não perecível como ingresso.

Evento aberto ao público em geral. Para alunos da FDB, haverá lista de presenças em cada evento para posterior contabilização de horas complementares.

CERTIFICADOS*

  • Contribuintes do CAD: R$ 30,00
  • Não contribuintes do CAD: R$ 60,00

*Se houver interesse, os certificados devem ser pagos na hora diretamente para o Centro Acadêmico de Direito José Neri da Silveira (CAD).

 

O QUÊ: 9º Congresso Internacional de Direito e Pós-Modernidade: A Ciência do Direito no Contexto da Inovação e das Novas Tecnologias

QUANDO: Dias 21, 22 e 23 de outubro de 2019

ONDE: Auditório P. Marcos Sandrini da Faculdade Dom Bosco De Porto Alegre (FDB) Rua Mal. José Inácio da Silva, 355

 

Confira a programação completa abaixo:

21 de outubro | segunda-feira | MANHÃ das 8h às 11h40min

Painel 1: A Liberdade Religiosa na Constituição Federal Brasileira

Palestrante: Prof. Dr. Jayme Weingartner Neto

Bacharel em Direito pela UFRGS. Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra/Portugal. Doutor em Instituições de Direito do Estado pela PUCRS. É pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (CEDIRE). Professor vinculado ao Programa de Mestrado em Direito e Sociedade do UNILASALLE. Desembargador junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Promotor de Justiça (1991-2012). Diretor da Escola Superior de Magistratura da AJURIS, biênio 2018/2019.

Painel 2 – Libertad Religiosa y Discurso de Odio en las Redes Sociales (palestra em espanhol)

Palestrante: Prof. Carlos Eduardo Ventura Pinedo

Abogado egresado de la Universidad Nacional de Trujillo/Perú. Maestro en Investigación y Docencia Universitaria por la Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI, Trujillo/Perú. Con estudios culminados de Maestría en Derecho con Mención en Derecho Civil y Comercial de la Escuela de Posgrado de la Universidad Nacional de Trujillo/Perú. Cuenta con experiencia docentes Universitaria en Pre y Posgrado en diversas Universidades. Especialidad en la cátedra de las áreas de Derecho Civil, Derecho Internacional Público y Derecho Eclesiástico. Asesor legal del Arzobispado Metropolitano de Trujillo/Perú. Asesor legal de la Diócesis de Huánuco/Perú. Asesor legal de la Prelatura de Huamachuco/Perú. Asesor legal de la Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI, Trujillo/Perú. Asesor legal de diferentes entidades. Miembro de la Comisión Jurídica Ampliada de la Conferencia Episcopal Peruana. Socio fundador y Gerente General del Consorcio Estudio Jurídico Ballena, Jara & Ventura Abogados. Ex Decano de la Facultad de Derecho y Ciencias Políticas de la Universidad Católica de Trujillo Benedicto XVI, Trujillo/Perú. Abogado en ejercicio, con amplia experiencia en la atención de servicios jurídicos ligados a las materias de la actividad administrativa, civil, corporativa y laboral. Consultor en temas de relaciones Iglesia Católica – Estado Peruano y Derecho Eclesiástico. Es conferencista en diversos Congresos Nacionales e Internacionales. Organizador de diversos eventos académicos en la línea profesional del Derecho. 

Mediador: P. Ademir Ricardo Cwendrych, SDB. Diretor Institucional da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

21 de outubro | segunda-feira | NOITE das 19h10min às 22h40min

Painel 1 – Galeto Di Paolo: 25 anos de Alegria à Vontade

Palestrante: Paulo Geremia

Sócio fundador do Galeto Di Paolo. Iniciou na serra gaúcha em março de 1994 como Guiseppe e hoje está consolidado como uma rede de 13 restaurantes galeto al primo canto em diversas cidades e estados. Comemorou 25 anos em 2019.

22 de outubro | terça-feira | MANHÃ das 8h às 11h40min

Painel 1: A Proteção Animal na Constituição Federal Brasileira

Palestrante: Profª Drª Fernanda Luiza Fontoura Medeiros

Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. Mestrado em Direito do Estado pela PUCRS com bolsa CNPq. Doutora em Direito pela UFSC, com Estágio Sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal, com bolsa CAPES. Pós-Doutora em Direito Ambiental pela UFSC. Autora e organizadora de diversas obras na temática ambiental. É Professora Adjunta da Escola de Direito da PUCRS e Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito e Sociedade do UNILASALLE e também é Professora Orientadora do Mestrado em Direito e Sociedade.

Painel 2: Seu filho ou o cachorro? Direitos Animais, Direitos humanos e Desconstrução de Falácias

Palestrante: Profª Me. Bianca Pazzini

Doutoranda em Política Social e Direitos Humanos pela UCPEL. Mestra em Direito e Justiça Social pela FURG. É professora de Direito Internacional Privado e de Direito Administrativo na FMP/RS e professora de Direito dos Animais na FURG.

Mediador: Prof. Dr. Marcelo Schenk Duque | Bacharel em Direito e Engenharia Química. Doutor em Direito do Estado junto à UFRGS ed. junto à Ruprecht-Karls Universität Heidelberg: Institut für deutsches und europäisches Gesellschafts – und Wirtschaftsrecht e Institut für ausländisches und internationales Privat – und Wirtschaftsrecht/Alemanha. Pesquisador convidado do Europa Institut da Universität des Saarlandes da Alemanha. Professor de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Coordenador Acadêmico do curso de Especialização em Direito do Estado da UFRGS. Professor da Escola Superior da Magistratura Federal do RS. Professor convidado de cursos de Pós-Graduação na UFRGS, PUCRS, FEMARGS e FMP. Professor de Direito Público na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

22 de outubro | terça-feira | TARDE das 14h30min às 18h30min

Apresentação de Trabalhos

Máximo de autores/coautores por trabalho: 5 (cinco) | Máximo de caracteres por resumo/incluindo os espaços: 2.500 (dois mil e quinhentos) | Idioma: Português | Formas de Apresentação: Oral Tempo apresentação: 10 minutos de apresentação + 5 minutos de discussão.

Estrutura do Resumo

Introdução: obrigatória para justificar o estudo, com, no máximo, 200 (duzentas) palavras | Objetivos | Metodologia | Resultados: não será possível a confecção de tabelas e gráficos (os resultados devem estar descritos no corpo do texto) | Conclusão

Examinadores: Prof Carlos Eduardo Ventura Pinedo e Prof. Me. Guilherme Augusto Pinto da Silva

Inscrições até 20 de outubro de 2019 através do e-mail guilherme.faculdade@dombosco.net

Resultado no site e envio da aprovação aos autores correspondentes: dia 20 de outubro de 2019.

22 de outubro | terça-feira | NOITE das 19h10min às 22h40min

Painel 1: Questões Atuais dos Direitos da Personalidade

Palestrante: Prof. Dr. Fábio Siebeneichler de Andrade

Bacharel em Direito pela UFRGS, Mestre em Direito pela UFRGS e Doutor em Direito pela Universidade de Regensburg/Alemanha. Professor de Direito Civil e professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Doutorado e Mestrado) na PUCRS.

Mediador: Prof. Me. Guilherme Augusto Pinto da Silva | Bacharel, Mestre e Doutorando em Direito Público e Privado pela PUCRS. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. Professor e Coordenador do curso de Direito na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e Coordenador do Curso de Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

Painel 2: El Derecho em las Sociedades de Control (palestra em espanhol)

Palestrante: Prof. Ricardo Alvarez

Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade de Castilla-La Mancha, Espanha. Diretor da Universidade de Maimónides, Argentina.

Mediador: Prof. Dr. Silvio Javier Battello Calderón | Pós-Doutor em Direito pela Universidad de Buenos Aires (UBA). Doutor em Direito pela UFRGS. Especialista em Direito Empresarial pela PUCRS. Bacharel em Direito pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC). Advogado e consultor jurídico na Argentina e no Brasil. Professor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

Presidente de mesa: Ministro José Neri da Silveira | Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal. Patrono e Prof. Emérito do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB)

23 de outubro | quarta-feira | MANHÃ das 8h às 11h40min

Painel 1: Fake News Contexto das Novas Tecnologias

Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Schenk Duque

Bacharel em Direito e Engenharia Química. Doutor em Direito do Estado junto à UFRGS ed. junto à Ruprecht-Karls Universität Heidelberg: Institut für deutsches und europäisches Gesellschafts – und Wirtschaftsrecht e Institut für ausländisches und internationales Privat – und Wirtschaftsrecht/Alemanha. Pesquisador convidado do Europa Institut da Universität des Saarlandes da Alemanha. Professor de Pós-Graduação em Direito da UFRGS. Coordenador Acadêmico do curso de Especialização em Direito do Estado da UFRGS. Professor da Escola Superior da Magistratura Federal do RS. Professor convidado de diversos cursos de Pós-Graduação da UFRGS, PUCRS, FEMARGS, FMP, dentre outros. Professor de Direito Público na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

Painel 2: Discurso de ódio no Contexto das Novas Tecnologias

Palestrante: Graziela Harff

Bacharel em Direito, especialista em Processo Civil. Mestranda em Direito Europeu e Alemão pela UFRGS.

Painel 3: Inteligência Artificial e os Desafios do Direito Processual Civil

Palestrante: Prof. Dr. Klaus Kohen Koplin

Bacharel e Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. É professor de Direito Processual Civil na Faculdade de Direito da UFRGS e na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

Mediadora: Profª Me. Daniele Viafore | Bacharel em Direito. Mestre e Especialista em Direito Processual Civil pela PUCRS. Especialista em Direito Civil e Processual Civil pela Faculdade IDC. Autora e coautora de livros. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Jurisdição, Instrumentalidade e Efetividade do Processo. Professora convidada da Pós-Graduação de Processo Civil da PUCRS e da FACOS. Palestrante convidada na Escola Superior da Advocacia RS e do Instituto dos Advogados do RS (IARGS). Coordenadora do Instituto Salesiano de Assistência Jurídica Gratuita (INSAJUG) e do Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (SAJUG). Professora de Processo Civil na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

23 de outubro | quarta-feira | NOITE das 19h10min às 22h40min

Painel 1: LGPD –  Lei Geral de Proteção de Dados: O impacto na Vida das Pessoas e das Organizações

Palestrante: Reges Bronzatti.

Bacharel em Direito com especialização em Direito Digital. Mestre em Ciência da Computação. Especialista em Negociações de Contratos de Tecnologia, empreendedor, conselheiro da ASSESPRO RS. Titular do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do RS. Diretor Marketing Estratégico Grupo Processor. Perito Judicial em ações litigiosas com foco em tecnologia da informação e professor do MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia da Unisinos.

Palestrante: Paulo Rogério Dias de Oliveira

Bacharel em Segurança da Informação pela UCB, com Pós-Graduação em Gestão de Segurança da Informação pela UNISUL, com mais de 17 anos de experiência no mercado. Com destaque e referência no Sul do Brasil frente a aplicação das Leis de Privacidade, através da experiência na implementação de projetos na área. Tem atuado como professor, consultor e palestrante nos principais eventos sobre o assunto em todo território nacional. Como Head de Privacidade, atua como Consultor e Gerente de Projetos para implementação de programas de Segurança e Privacidade (GDPR e LGPD). Compõe o grupo de professores do curso de formação de DPO para a LGPD em Porto Alegre.

Palestrante: Jorge Steyer

Contador e Administrador de Empresas, Mestre em Ciências Empresariais. Consultor empresarial. Prof. do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

Palestrante: Marcio Miorelli.

Presidente da Advanced IT AS. Profissional de desenvolvimento de negócios, qualificado em Tecnologias de Banco de Dados, SQL, Oracle Database e Análise de Sistemas.

Mediador: Prof. Me. Guilherme Augusto Pinto da Silva | Bacharel, Mestre e Doutorando em Direito pela PUCRS. Coordenador do Curso de Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB). Professor e Coordenador do curso de Direito (manhã) na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

Mediador: Prof. Me. Adriano de Oliveira Martins | Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós-graduação em Business Process Management (BPM) e Mestrado Profissional em Gestão e Negócios pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Master Administration des Entreprises pela Université de Poitiers/França. Professor em cursos de Pós-graduação na UNISINOS. Professor no MBA na FADERGS e Monteiro Lobato. Professor de Especialização na UNIRITTER. Vivência profissional internacional na Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos, África do Sul, Índia e Japão. Professor no curso de Sistemas de Informação e Pós-graduação de Gestão de Custos, Preços e Resultados e Chief Information Officer na Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB).

 

 

 

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb