No ultimo dia 25, sexta-feira, a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, através do INSAPECA (Instituto de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente) realizou a 7º edição da Ciranda da Criança e do Adolescente.
A programação propôs a reflexão sobre as estratégias mobilizadas na garantia dos direitos dos adolescentes que vivem no cenário da violência e da criminalidade.
Na primeira mesa do evento o Prof. Marcos Rolim abordou a Formação de Jovens Violentos, seguido pela Psicóloga Carla Binsfield, que apresentou a Justiça Restaurativa no contexto do Adolescente em Conflito com a Lei Por fim, a Profª Dra. Suzana Rocca compartilhou Reflexões sobre o Suicídio na Adolescência.
Pela tarde, na segunda mesa o Dr. Felipe Picon abordou o tema da Dependência de Tecnologia – O que é, como é e o que fazer? O Prof. Marcos Donner falou sobre Segurança e Monitoramento no Contexto das Tecnologias da Informação e Comunicação (Redes sociais)
Na terceira mesa a Profª Maria Glaci da Silva e o Prof. Adriano da Silva- Colégio Dom Bosco de Porto Alegre/ CPG abordaram Estratégias de Enfrentamento no Contexto Educacional: investimento na Adolescência através da formação técnica.
Por fim, todos foram convidados a participar de uma prazerosa ciranda: Diálogos e Vivências em Educação Biocêntrica, proposta pelos facilitadores Alexandre Noronha, Rosaura Couto, Artur Almeida e Marisa Pereira.
A Salesianidade inspirada em Dom Bosco, sempre busca através da mobilização de saberes, das práticas e do debate qualificar ações para responder às novas demandas emergentes na vida dos adolescentes, em especial em situação de vulnerabilidade social.