NOTÍCIAS

I Seminário Racismo Institucional e os Desafios para Ciência do Direito

DIREITO

  27 de novembro de 2020

O curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB), reforçando a busca constante de proporcionar aos seus alunos e egressos novas oportunidades de conhecimento e aprendizagem, promoverá o I Seminário Racismo Institucional e os Desafios para Ciência do Direito: Inquietações sobre o Caso “Beto”, no dia 02 de dezembro, às 19h10min, com transmissão via Youtube da FDB.

INSCRIÇÕES AQUI

LINK PARA YOUTUBE AQUI

Confira abaixo a Programação Completa.

19h15min às 19h45min – O QUE É JUSTIÇA?

Palestrante: Prof. Dr. Luis Fernando Barzotto. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Doutor em Direito pela USP. Atualmente é professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito, com ênfase na área de Filosofia do Direito, da UFRGS.

Presidente de mesa: Prof. Dr. Lucio Antonio Machado Almeida. Graduado em Direito pela PUCRS. Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS. Diretor da Escola do Legislativo – Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS. Professor do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedora: Karla Meura. Advogada Inscrita na OAB/RS. Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS.

19h45 às 20h15min – O PODER JUDICIÁRIO E O RACISMO.

Palestrante: Drª Karen Luise Vilanova Batista de Souza. Juíza de Direito na 1ª Vara do Júri de Porto Alegre/RS do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Presidente de mesa: Profª Drª Anair Isabel Schaefer. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS. Especialização em Direito Penal e Política Criminal: Sistema Constitucional e Direitos Humanos pela UFRGS. Doutora em Direito pela UFFRGS. Pós-doutorado em Direito, na Universidade de São Paulo. Mestranda em Direito na UFRGS com Ênfase: Direito Europeu e Alemão. Tem experiência com ênfase em Direito Constitucional, Direito Constitucional Internacional, Direito Internacional Público e Privado, Direito Processual, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Internacional de Direitos Humanos. Professora convidada do Curso de Especialização pela UFRGS em Direito Penal e Política Criminal: Sistema Constitucional e Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Direito e pelo Departamento de Direito Penal, na Disciplina Sistemas Internacionais de Proteção de Direitos Humanos. Professora do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedor: Leandro Soares. Graduado em Direito pela Faculdade Dom Bosco (FDB). Mestrando em Ciências Criminais. Advogado inscrito na OAB/RS.

Debatedor: Marcos Sidinei da Silva Soares. Graduado em Direito pela Faculdade Dom Bosco (FDB). Advogado inscrito na OAB/RS.

20h15min às 20h45min – A POLÍCIA E O RACISMO.

Palestrante: Fernando Feijó Antônio Sodré de Oliveira. Graduado em Direito pela UCS. Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras/RJ. Especialista em Segurança Pública pela PUCRS. Especialista em Direito Penal pela UCS. Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ. Mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais/RJ. Mestre em Filosofia pela UFSM. Ex-Diretor do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil Gaúcha. Ex-oficial do Exército Brasileiro. Delegado de Polícia, Polícia Civil/RS – em Santo Ângelo.

Presidente de mesa: Profª Ma Renata da Cunha Rieger. Graduada em Direito pela PUCRS. Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Professora do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedor: Prof. Dr. Marcelo Schenk Duque. Graduado em Direito e Engenharia Química. Doutorado em Direito do Estado junto à UFRGS, ed. junto à Ruprecht-Karls Universität Heidelberg na Alemanha. Pesquisador visitante do Europa Institut da Universität des Saarlandes na Alemanha. Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da UFRGS. Professor da Escola Superior da Magistratura Federal do RS, onde coordena a área de Direito Constitucional. Professor de Direito Constitucional do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedor: Leandro Soares. Graduado em Direito pela Faculdade Dom Bosco (FDB). Advogado inscrito na OAB/RS. Mestrando em Ciências Criminais.

20h45min às 21h15min – A OPINIÃO PÚBLICA E O RACISMO.

Palestrante: Liliane Pereira. Jornalista e Comunicadora do Grupo RBS. Pós-graduada em Produção e Revisão Textual. Atua como editora do Notícia na Hora Certa na Rádio Gaúcha e como colunista no Diário Gaúcho.

Presidente de mesa: Prof. Me. Guilherme Augusto Pinto da Silva. Graduado, Mestre e Doutorando em Direito pela PUCRS. Advogado Inscrito na OAB/RS. Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedora: Kelly Matos. Jornalista e Comunicadora do Grupo RBS. Pós-graduanda em Diversidade e Desenvolvimento de Práticas Inclusivas. Colunista em GZH e Timeline da Rádio Gaúcha.

Debatedor: Prof. Me. Roque Soares Reckziegel. Graduado em Direito pela PUCRS. Mestre em Direito pela UNISINOS. Coordenador da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto – OAB/RS. Advogado Criminalista. Professor do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

21h15min às 21h45min – O MERCADO DE TRABALHO E O RACISMO.

Palestrante: Des. Gilberto Souza dos Santos. Graduado em Direito pela UFSM. Foi advogado de federações e sindicatos profissionais. Foi Procurador no Ministério Público do Trabalho. Desembargador Federal do Trabalho desde 2013.

Presidente de Mesa: Profª Mª Laura Machado Oliveira. Graduada em Direito pela Uniritter. Mestre em Direito pela UFGRS. Professora do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedora: Mariana dos Santos Ferreira. Advogada. Militante no Grupo Mulheres do Brasil.

21h45min às 22h15min – A POLÍTICA E O RACISMO.

Palestrante: Márcio Chagas. Ex-árbitro de futebol. Comentarista esportivo.

Presidente de mesa: Dárcio Franco Lima Júnior. Graduado e Mestre em Direito pela UFRGS. Advogado inscrito na OAB/RS. Professor do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

Debatedora: Andreia da Costa Campos. Advogada inscrita na OAB/RS. Militante em causas raciais.

22h15min – 22h20min – ENCERRAMENTO.

Prof. Dr. Lucio Antonio Machado Almeida. Graduado em Direito pela PUCRS. Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS. Diretor da Escola do Legislativo – Câmara de Vereadores de Porto Alegre/RS. Professor do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco (FDB).

 

Para os interessados na obtenção do Certificado de 4 horas complementares será cobrada uma taxa de emissão de certificado de R$ 15,00. O pagamento é mediante depósito bancário na conta da FDB, conforme informações abaixo.

Banco: BANRISUL 041
AG: 0070 (depósito de BANRISUL para BANRISUL)
AG: 0014 (depósito de outro banco para o BANRISUL)
CONTA: 06.850263.0-6
Titular da conta: Inspetoria Salesiana São Pio X
CNPJ: 92822741/0008-42

Não esquecer de enviar o comprovante de depósito para comunicacao.faculdade@dombosco.net ou pelo WhatsApp 9551-6700, identificando seu nome completo para inscrição no Certificado e nome do evento que deseja o certificado.

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb