NOTÍCIAS

FDB única que premiou em duas categorias no VII Fórum Sthem Brasil

DIREITO

  27 de abril de 2021

A Faculdade Dom Bosco (FDB) foi, em 2018, a primeira instituição de ensino de Porto Alegre a ser convidada para fazer parte do Consórcio STHEM Brasil. O Consórcio STHEM Brasil (Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics), programa afiliado à Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, visa o desenvolvimento da inovação acadêmica por meio de novas ideias de ensino e aprendizagem.  

Desde lá a equipe de professores da Dom Bosco, em conjunto com o Núcleo de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (NAeIP), desenvolveu inúmeras ações em sala de aula trazendo benefícios no aprendizado dos alunos e resultando em trabalhos apresentados e publicados.  

Durante o VII Fórum STHEM Brasil, ocorrido de 08 a 10 de abril de 2021, a FDB apresentou 13 trabalhos, fruto do trabalho de 09 professores e 02 alunos o que representa 15% do nosso corpo docente diretamente engajado

Para chegar na premiação final foram analisadas 3 mil respostas de uma pesquisa feita junto aos avaliadores e professores que acompanharam as 200 apresentações dos projetos durante os três dias do VII Fórum STHEM Brasil.  

11 trabalhos chamaram bastante atenção e foram os mais citados, nas seguintes categorias: cases de gestão, tecnologia e educação, ações junto à comunidades e apresentações orais. Dos 11 trabalhos premiados, dois foram da FDB, a única IES que premiou em duas categorias tendo seu trabalho reconhecido em nível nacional e internacional por promover a inovação e tornar o ensino da Dom Bosco cada vez melhor!  

O trabalho do curso de Direito, com o apoio do NAeIP e do curso de Sistemas de Informação, intitulado A utilização da ferramenta Google Earth para revisão e fixação de conteúdos de História no Ensino Superior: um city tour virtual, foi premiado na categoria: Tecnologia e Educação. Parabenizamos o esforço dos professores Marcos Aurélio Dusso e Adriana Paula Zanim Scherer

Também do curso de Direito, na categoria: Implementação de experiências de estratégias ativas para aprendizagem foi premiado o trabalho Jogo “Me Conta” para crianças de 5 a 10 anos: gamificação x aprendizagem baseada em jogos da aluna Laurien Fagundes dos Passos e da professora Debora Cristina Holembach Grivot. Parabéns profª e aluna pelo emprenho e dedicação!

“A premiação é uma forma de incentivar os professores e os motivar a melhorar suas performances e trazer mais trabalhos para a próxima edição do Fórum STHEM Brasil”, diz Fátima Medeiros, gerente de projetos do Consórcio STHEM Brasil. 

A lista com todos os trabalhos premiados pode ser conferida abaixo. 

Na categoria Gestão o premiado foi: “Aplicando o Padlet como ferramenta de interação”, dos professores Eveline de Almeida Silva Abrantes, Rosa Camila de Gomes Paiva, Sandra Fernandes Pereira de Melo e Luísa Moreno Monte Raso, da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM-PB), do Grupo Afya. 

Na categoria Tecnologia e Educação foram premiados dois trabalhos:  

“A utilização da ferramenta Google Earth para revisão e fixação de conteúdos de História no ensino superior: City Tour virtual”, dos professores da Faculdade Dom Bosco (FDB), Marcos Aurelio Dusso e Adriana Paula Zamin Scherer. 

“Artigo: Formação continuada FACCAT: compartilhando saberes”, das professoras Carine Backes Dörr e Savana da Silva Oliveira, das Faculdades Integradas de Taquara/RS (FACCAT). 

Na categoria Ações junto à Comunidade o trabalho vencedor foi da Faculdade de Medicina do Vale do Aço – Univaço (Grupo Afya), “O uso das mídias eletrônicas para divulgação de evidências científicas durante a pandemia da Covid-19”, dos professores Ana Carolina V.C. Lisbôa, Patrícia C. Ferreira, Maressa Vieira, Camilo de Oliveira, Ana Bárbara L. Silva, Isabella F. Dias, Mirela Ambrósio Leal, Mariana S. N. Silva, André R. Neves, Rogério Garcia, Victor Hugo Gonzaga e Norberto de Sá Neto. 

Nas apresentações orais foram premiados 7 projetos das seguintes áreas:   

Avaliação da aprendizagem com estratégias ativas, conhecimentos específicos e competências transversais “Jogo: Me conta, para criança de 5 a 10 anos: gamificação e aprendizagem baseada em jogos”, dos professores Debora Cristina H. Grivot e Laurien Passos, da Faculdade Dom Bosco (FDB). 

Implementação de experiências de estratégias ativas para aprendizagem “Comic-Based Learning: um olhar sobre a utilização no curso de Engenharia Civil”, das professoras Keli Starck e Alcione Cappelini da Faculdade Educacional de Pato Branco – UNIDEP/Grupo Afya. 

Formação de professores em estratégias ativas de aprendizagem “A importância do feedback no ensino remoto: uma oficina de capacitação docente”,da professora Vanessa M. B. Campelo, do Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba/FAHESP/IESVAP/Grupo Afya. 

Avaliação de intervenções pedagógicas institucionais usando estratégias inovadoras e Formação de professores “Relato de experiência docente: produções sobre a pandemia da Covid-19 e seus impactos sócio-econômicos a partir de Pedagogia de Projetos”, dos professores Rafael A. O. de Andrade e Maria A. L. Urgal, da São Lucas/Grupo Afya. 

Gestão escolar voltada para o uso de estratégias ativas: Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e Projeto Pedagógicos de Cursos (PPC) Oficina de Metodologias Ativas para acadêmicos: uma proposta para recepcionar e integrar estudantes”, da professora Elisa Denardi Tessaro, da UNIDEP/Grupo Afya. 

Experiências de interação entre ensino superior e o ensino básico mediadas por estratégias ativas para a aprendizagem “Projeto Oásis: espaço de acolhimento da comunidade escolar”, da professora Eliane Rodrigues Carneiro Nunes, da UNITPAC/Grupo Afya. 

Iniciação científica e pesquisa em estratégias ativas para a aprendizagem “Aumento da produção científica por estudantes de Medicina durante modo Rear: Relato de Experiência”, da professora Nadine Cunha Costa, da UNITPAC/Grupo Afya. 

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb