NOTÍCIAS

FDB faz 18 anos!

INSTITUCIONAL

  25 de novembro de 2020

A Faculdade Dom Bosco completa 18 anos de existência no dia 26 de novembro. Pode parecer pouco para uma faculdade, mas já realizamos muitas coisas juntos! Com uma cultura de formação que preza pela excelência do ensino, nos tornamos uma Instituição de Ensino Superior referência em Porto Alegre.

Em meados dos anos 2000 surgia um marco no desenvolvimento dos Salesianos do Sul do Brasil. Com o intuito de trazer uma Instituição de Ensino Superior, que pudesse transmitir os valores de Dom Bosco e colocar o jovem como centro de tudo, inicia, por seu primeiro diretor, P. Marcos Sandrini, a idealização da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. A Dom Bosco começa a ser formatada seguindo a grandeza das obras e do Sistema Preventivo de Dom Bosco que mais do que prevenir do mal, quer antecipar o bem, conceito fundamental na educação.

Foi então que em 2002 a Dom Bosco abriu suas portas para a comunidade, sempre com foco na formação profissional, busca pelo empreendedorismo e responsabilidade social, pontos chave de todas as ações sempre realizadas. Iniciou suas atividades ainda utilizando as instalações físicas do Colégio Salesiano Dom Bosco, com três cursos: Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação. Em 31 de agosto de 2004, inaugurou o prédio atual aproveitando a visita do Reitor-Mor, IX sucessor de Dom Bosco, P. Pascual Chávez Villanueva. Mais recentemente aconteceu a incorporação do prédio anexo onde hoje estão os laboratórios dos cursos.

Na sequência, após esses três cursos iniciais, a FDB passou a ofertar Engenharia Ambiental e Sanitária e Direito. Engenharia da Produção, os Tecnológicos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Logística são cursos que iniciaram mais recentemente. Há poucas semanas, obtivemos liberação do MEC para ofertar o Bacharelado de Psicologia e os cursos EAD de Bacharel Administração e em Ciências Contábeis bem como os cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial e Processos Escolares.

Agora a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre não estará mais somente em Porto Alegre, nossa área geográfica se expandiu para locais onde já existem a presença salesiana. Estaremos presentes, a partir de 2021, nos polos EAD de: Bagé/RS no Colégio Salesiano N. Sra. Auxiliadora, Itajaí/SC no Colégio Salesiano Itajaí, Rio Grande/RS no Colégio Salesiano Leão XIII, Santa Rosa/RS no Colégio Salesiano Dom Bosco – onde uma vez já funcionou a Faculdade Dom Bosco!

A primeira formatura aconteceu no Auditório da Faculdade em 2007 e formamos bacharéis em Administração, Ciências Contábeis e Sistemas de Informação e desde lá, muitas outras formaturas aconteceram e já formamos quase mil alunos, hoje egressos da FDB e sempre alunos salesianos.

Através de uma educação que vai além dos saberes técnicos, buscamos despertar e reforçar a humanidade em cada pessoa que passa por aqui. Integramos o conhecimento acadêmico a necessidades práticas da comunidade, colocando em prática a visão de Dom Bosco. Esses preceitos se refletem nos Seminários Pedagógicos da FDB, que são momentos de troca de experiências e aprendizagem dos professores, e que acontecem desde 2003, sempre em 3 edições: no início, no meio e no final de cada do ano. Até o presente momento já realizamos 52 edições. Refletem-se também no intuito de promover experiências de qualidade para jovens do Ensino Médio, através da OFIBOSCO, criada em 2008, evento alusivo ao aniversário de nosso patrono. Tradicionalmente era realizada no mês de agosto, mas em 2019 passou a acontecer duas vezes por ano, uma edição no primeiro semestre e a segunda no mês de agosto mesmo.

O resultado destes esforços se refletiu em conquistas. O curso de Direito e o de Sistemas de Informação, conquistaram o título de Melhor Curso dentre as IES do estado. Ciências Contábeis e Engenharia Ambiental e Sanitária, conquistaram o primeiro lugar entre as faculdades privadas de Porto Alegre, posições estas que permaneceram até a última pesquisa realizada pelo MEC.

No final do ano de 2009 a Faculdade recebeu a visita da urna com as relíquias de Dom Bosco. A urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi confeccionada em alumínio, bronze e cristal. Ela contém uma escultura do santo, uma réplica de seu corpo incorrupto, que repousa na Basílica Maria Auxiliadora, na cidade de Turim, norte da Itália, assim como sua mão direita. O responsável da Inspetoria Salesiana São Pio X, P. Orestes Carlinhos Fistarol, destacou que foi uma honra receber, em nosso país, o Pai e Mestre da Juventude, por ser um momento de muita proximidade com aquele que gastou sua própria vida em benefício da salvação dos jovens.

Em 2014 surgiu a hashtag #VemPraDomBosco como uma campanha de ingresso para o vestibular e desse lá utilizamos em muitos momentos.

Com o passar do tempo e a expansão dos cursos, surgiu a necessidade ainda maior de estarmos presente junto à comunidade. A Faculdade foi idealizada para ser um centro de referência no desenvolvimento de um projeto de solidariedade, da criatividade, da inovação e do comprometimento com a vida. Assim surgiram os Institutos Salesianos do INSAPROA (Instituto Salesiano de Proteção ao Adolescente), composto pelo INSAPECA (Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente), INSABRIGO (Instituto Salesiano de Apoio ao Abrigado) e pelo INSAJUR (Instituto Salesiano de Justiça Restaurativa) todos voltados à questão da criança, do adolescente e do jovem, especialmente os em situação de vulnerabilidade social. Atuam nos âmbitos da pesquisa e reflexão, da colaboração no desenvolvimento de crianças e adolescentes com experiência de acolhimento e da justiça restaurativa todos com o olhar Salesiano de promoção e protagonismo em cada ação implementada.

Os anos passaram, a Faculdade cresceu, e com isso vieram novos desafios. Sempre com a missão de Dom Bosco de conduzir os jovens ao bom caminho, a Faculdade deu um novo passo no ano de 2017 quando assume a gestão o Prof Dr. Edson Avila, que tem a missão de “cuidar da casa” pedido reiterado diversas vezes por P. Marcos. Amorevolezza, amor, caridade, amizade, ternura e amabilidade, valores herdados de Dom Bosco e presentes no nosso dia-a-dia. 

Em 2018, recebemos pela segunda vez um sucessor de Dom Bosco, desta vez nos visitou P. Ángel Fernández Artime, o X sucessor, no mês de agosto. Em comemoração aos 60 anos da Inspetoria Salesiana São Pio X, mantenedora da FDB, o complexo da Casa do Pequeno Operário (Faculdade + Colégio + Gráfica) recebeu de braços abertos as delegações vindas de Rio Grande, Santa Rosa, Bagé e Viamão – todas obras pertencentes à Inspetoria do Sul, como também é conhecida. P. Ángel realmente encantou a todos com sua alegria e serenidade. Da mesma maneira que em 2004, uma placa foi decerrada no hall de entrada quando em uma breve cerimônia ouvimos nosso primeiro diretor (e fundador da FDB), P. Marcos Sandrini, que proferiu palavras inspiradoras e emocionadas. Mas as palavras de agradecimento e incentivo maior foram ditas pelo Reitor-Mor quando mencionou que tem certeza que a nossa Faculdade segue o sonho de Dom Bosco e trabalha no sentido de oferecer o melhor ensino possível com espírito de família numa casa que sempre acolhe, com grande qualidade e estilo salesiano.

Veja alguns depoimentos e mensagens pelos 18 anos da FDB.

Meu primeiro contato com a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre foi por meio de uma conversa com o coordenador do curso Prof. Dal Molin. A vaga que me candidatei já havia sido preenchida por outro professor, mas estavam em abertas outras vagas e o prof. Dal Molin me concedeu a oportunidade de também participar do processo seletivo. Alguns dias se passaram e recebi a notícia de que integraria o corpo docente da FDB. Não poderia deixar de mencionar a primeira conversa com o P. Marcos. Confesso, que quando o prof. Dal Molin me disse que iria conversar com o Diretor P. Marcos, fiquei surpresa, me senti prestigiada e naquela conversa percebi o quanto a Instituição valoriza seus professores. O tempo passou e já se passaram cinco anos e três meses desse dia. Tenho a oportunidade de conviver com alunos muitos especiais, com colegas que tornaram-se amigos e todos os dias no exercício da docência aprendo novas  técnica relacionadas a contabilidade, mas principalmente com o convívio com a família Salesiana é de que a educação é um meio de ajudarmos a mudar a perspectiva de vida de alguns jovens. Portanto, sou privilegiada por fazer parte dessa Instituição. Sandra Belloli de Vargas, professora das disciplinas de Análise de Custos, Contabilidade de Custos, Controladoria, Gestão das Informações Contábeis e Introdução à Ciência Atuarial no curso de Ciências Contábeis.

Parabéns FDB pelos 18 anos! Parabéns pela dedicação, pela inovação em tempos difíceis, pelo foco em formar profissionais cidadãos e pela capacidade de entender as necessidades do ambiente onde se encontra. Gilberto Carlos Monticelli, professor das disciplinas de Estrutura das Demonstrações Contábeis e Análise das Demonstrações Contábeis no curso de Ciências Contábeis.

Parabéns Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre pela passagem do 18º aniversário! São 18 anos educando e evangelizando os jovens a partir da educação superior! Olhar para trás e ver quantas vidas se modificaram positivamente a partir da passagem desses jovens pelos bancos da instituição, nos dá a certeza de que estamos fazendo aquilo que Dom Bosco sonhou: formar bons cristãos e honestos cidadãos! É um privilégio fazer parte desta história! Adriana Scherer, professora do curso de Sistemas de Informação e integrante do NAiEP.

Parabéns pelos seus 18 anos, FDB! É muito bom trabalhar num lugar que tem como base fundamental os valores cristãos pela vida e que contribui para a formação integral das pessoas. Fazer parte da FDB é fazer parte de uma rede mundial de Instituições de Ensino Superior destinadas a formar bons cristãos e honestos cidadãos. Larissa Streliaevv, Analista de Comunicação da FDB.

A todos os professores da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre deixo os meus parabéns pela dedicação e comprometimento com os alunos durante toda esta trajetória. E nesta época atípica de pandemia agradeço pelo esforço em manter a qualidade com a devido cuidado com a saúde. À Instituição meus parabéns por promover o Espírito Salesiano entre seus docentes e alunos. Foi uma honra fazer parte desta família! Paulo Vinícius Elias Campos de Souza, Administrador, Engenheiro e Especialista em Contabilidade pela FDB

Nesta ainda jovem história da Dom Bosco, que, se estivéssemos diante de pessoa humana estaria por completar sua maioridade civil, posso afirmar que dos seus 18 anos de história tenho imensa honra e demasiado orgulho de fazer parte de quase metade desta história. Cheguei aqui ainda um “menino”, como mencionara P. Marcos Sandrini, e, com a oportunidade que recebi do meu eterno, competente e respeitoso coordenador, Prof. Nosvitz, pude descobrir o que é ser um educador antes as lições diárias recebidas e aprendidas com todos. O Sistema Preventivo de Dom Bosco muda vidas, e teve um papel fundamental na construção da minha, hoje sólida carreira profissional, sobretudo como professor universitário. Vida longa à Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e muito obrigado à Congregação Salesiana por fazer a diferença na vida de tantas pessoas desde a longínqua Valdocco. Como certa feita me disse P. Marcos, “educar as novas gerações é algo fascinante”. Educação Dom Bosco, é sim coisa do coração. Obrigado. Forte abraço! Fabiano Kingeski Clementel, professor das disciplinas de Direito Penal III e Estágio Supervisionado III – Penal no curso de Direito.

Seguiremos pautando nossas ações nos valores salesianos, sem deixar de buscar a inovação para estudantes, professores e a sociedade como um todo. É assim que queremos crescer: gerando mais oportunidades e um impacto positivo para as futuras gerações. Comemore conosco estes 18 anos! Sem esquecer de nossa história, pois somos ainda uma Faculdade na fase de descobrimentos, crescimentos e amadurecimento, mantemos o olhar para o futuro, um futuro de esperança por dias melhores!! Parabéns a todos que fizeram e fazem parte dessa história!

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb