NOTÍCIAS

Dom Bosco apresenta 8 trabalhos no V Fórum STHEM Brasil.

NAeIP

  8 de abril de 2019

Nos dias 21 e 22 de março, na cidade de Palmas/Tocantins, ocorreu o V Fórum STHEM Brasil. A Dom Bosco foi representada pela coordenadora dos cursos de Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e também coordenadora do NAeIP – Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica, profª Drª Letícia Silva Garcia, juntamente com a profª Me. Adriana Paula Zamin Scherer integrante do NAeIP.

Foram aprovados para este evento 08 trabalhos, entre artigos completos e resumos, desenvolvidos pelos professores da Dom Bosco que relataram suas experiências em sala de aula com o uso das metodologias ativas.

Os trabalhos aprovados foram:

A Metodologia Think-Pair-Share como Estratégia para a Melhoria da Habilidade de Escrita desenvolvido por Daniela Marques Nunes, Diego de Figueiredo Braga Pereira e Adriana Paula Zamin Scherer.

Sala de Aula Invertida Torna Acadêmicos Mais Autônomos no Processo de Aprendizagem desenvolvido por Liége Pires do Rosário Lau.

As Metodologias Ativas no Ensino da Contabilidade: Relato de Experiências na Sala de Aula desenvolvido por Sandra Belloli de Vargas, Adriana Paula Zamin Scherer e Letícia Silva Garcia.

Roteiro para Encenação Teatral: Metodologia Ativa na Disciplina de Direito Romano – desenvolvido por Débora Cristina Hollembach Grivot, Adriana Paula Zamin Scherer e Letícia Silva Garcia.

Diseño Incremental de Experiencias Interdisciplinarias: Uma Experiência no Curso de Sistemas de Informação desenvolvido por Adriana Paula Zamin Scherer, Lianderson Franco Brum e Letícia Silva Garcia.

Direito em Storytelling: O Viés Jurídico em Três Histórias da Bíblia desenvolvido por Débora Cristina Hollembach Grivot, Adriana Paula Zamin Scherer e Letícia Silva Garcia.

O Uso de Jogos Matemáticos como Estratégia Metodológica de Ensino para a Disciplina de Fundamentos Matemáticos desenvolvido por Marigelda Rosa Sobianek, Adriana Paula Zamin Scherer e Letícia Silva Garcia.

Aprendizado Baseado em Problemas: Pensando o Direito para além da Teoria desenvolvido por Felipe Faoro Bertoni, Adriana Paula Zamin Scherer e Letícia Silva Garcia.

Foram 02 dias de muito trabalho e compartilhamento de professores. Além das apresentações dos trabalhos aprovados, a programação contou também com a palestra de Deyra Guadalupe Charles Estrada, do Instituto Tecnológico de Monterrey (México), intitulada Lounge and learning: Experiências do Modelo Mexicano, Aprendizagem Ativa com Apoio de Tecnologia. Matthew Johnston, do Conselho de Ciência do Governo da Austrália, falou sobre a Internacionalização em Casa: O Modelo Australiano de Internacionalização do Currículo e sua Aplicação no Contexto Brasileiro e o Professor Sênior da Universidade de Harvard (EUA), Dr. Fawwaz Habbal, falou sobre a Inovação no Ensino e Aprendizagem na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (SEAS).

O V Fórum STHEM Brasil – Encontro sobre Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, é um encontro anual promovido pelo consórcio que visa socializar e integrar as práticas inovadoras de ensino voltadas à sala de aula, à pesquisa e à extensão, realizadas pelos docentes das IES consorciadas. A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre é consorciada ao STHEM Brasil desde maio de 2018.

 

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb