NOTÍCIAS

Confira as apresentações no VI Fórum Sthem Brasil

NAeIP

  8 de junho de 2020

O VI Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil aconteceu de 21 a 23 de maio e a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB) teve 14 trabalhos apresentados.

Este volume de publicações é fruto do investimento institucional da Faculdade Dom Bosco no Núcleo de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (NAeIP), resultado da atuação deste junto aos professores, à Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e ao Colégio Salesiano Dom Bosco, conforme falou a profª Drª Letícia Silva Garcia.

Mesmo em meio à pandemia, nossos professores estão trabalhando muito. Eles continuam pesquisando para ampliar o conhecimento e melhorar os processo de aprendizagem. A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB) dá todo o apoio para que as mentes e a produção científica não parem neste momento. Com investimento institucional no Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP), pudemos desenvolver diversos trabalhos acadêmicos que foram apresentados no VI Fórum STHEM BRASIL.

Confira abaixo as apresentações dos trabalhos da FDB:

Aprendizagem Baseada em Problema interdisciplinaridade entre acadêmicos do curso de Administração e do curso de Ciências Contábeis desenvolvido pela profª Liege Pires do Rosário Lau (ADM) em conjunto com a profª Sandra Belloli de Vargas (CC).

Aprendizagem Baseada em Equipe na Contabilidade – Uso da ferramenta para desenvolvimento da prática colaborativa desenvolvido pela profª Sandra Belloli de Vargas em conjunto com o prof Gilberto Carlos Monticelli ambos professores do curso de Ciências Contábeis (CC).

Enhanced Flipped – Uso da metodologia sala de aula invertida aprimorada na Contabilidade desenvolvido pela profª Sandra Belloli de Vargas em conjunto com o prof Luiz Dal Molin ambos professores do curso de Ciências Contábeis (CC).

RolePlay O Caso dos Exploradores de Cavernas desenvolvido pela profª Débora Cristina Holembach Grivot do curso de Direito (DIR).

Think-Pair-Share em História do Direito desenvolvido pela profª Débora Cristina Holembach Grivot do curso de Direito (DIR).

Hermenêutica Constitucional em Metodologia Ativa: o uso de Team-Based Learning (TBL)  para reconhecer quatro casos de interpretação constitucional desenvolvido pela profª Débora Cristina Holembach Grivot do curso de Direito (DIR).

A República de Veneza, o Mercador de Veneza e a Estrutura Jurídica Medieval – utilizando a leitura dramática para refletir o Direito em Shakespeare desenvolvido pelo prof Marco Aurélio Dusso do curso de Direito (DIR) em conjunto com a profª Adriana Paula Zamin Scherer do curso de Sistemas de Informação (SI) e integrante do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP).

O uso da Flipped Classroom como alternativa eficiente no processo de ensino e aprendizagem desenvolvido pela profª Daniela Marques Nunes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) em conjunto com a profª Adriana Paula Zamin Scherer do curso de Sistemas de Informação (SI) e integrante do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP).

O uso da metodologia Team-Based Learning (TBL) como estratégia para revisão de conteúdos utilizando o software TBLActive desenvolvido pela profª Adriana Paula Zamin Scherer do curso de Sistemas de Informação (SI) e integrante do Núcleo de Apoio e Inovação Pedagógica (NAeIP).

O uso da metodologia Team-Based Learning (TBL) em Sistemas de Informação desenvolvido pelo prof Adriano de Oliveira Martins e profª Letícia Silva Garcia ambos do curso de Sistemas de Informação (SI).

Gestão Educacional: resumo da Implementação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB) no período de 2019-2021 desenvolvido pela profª Letícia Silva Garcia do curso de Sistemas de Informação (SI) em conjunto com a profª Débora Cristina Holembach Grivot do curso de Direito (DIR) ambas integrantes da CPA.

World Café – Uma Estratégia para Formação Ativa de Professores desenvolvido pela profª Adriana Paula Zamin Scherer e profª Letícia Silva GarciaProfª do curso de Sistemas de Informação (SI) em conjunto com a profº Débora Cristina Holembach Grivot do curso de Direito (DIR).

Formação de professores para o uso da ferramenta Plickers desenvolvido pela profª Adriana Paula Zamin Scherer e profª Letícia Silva GarciaProfª do curso de Sistemas de Informação (SI) em conjunto com a profº Débora Cristina Holembach Grivot do curso de Direito (DIR).

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb