NOTÍCIAS

Aprendizagem Baseada em Jogos / Jogo de Memória 

ADMINISTRAÇÃO (ADM)

  1 de outubro de 2019

No dia 24 de setembro na disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA) a profª Liége Pires Lau trouxe para os alunos uma atividade do Núcleo de Aprendizagem e Inovação Pedagógica (NAeIP)Aprendizagem Baseada em Jogos: Jogo da Memória.

Os alunos estudaram o conteúdo programado através da mecânica lúdica, onde eles formularam perguntas e respostas sobre as teorias da Administração e formataram em um jogo de memória. Elaboraram questões incluindo as características das respectivas teorias (humanística, neoclássica, estruturalista), conceitos essenciais (departamentalização, administração por objetivos, matriz SWOT) que foram e são aplicados nas organizações para garantir maior eficiência, eficácia e alcance dos objetivos/resultados. Assim como, reforçando a visão ampla da ciência da administração como consequência da evolução histórica da sociedade e do mercado.

Mediante o planejamento e organização dos recursos, preparação do cenário e definição de papéis, os acadêmicos participaram desde a estruturação, construção até a fase da aplicação do jogo entre eles. Produzindo o jogo, eles realizaram uma sequência de interações que inclui a prática de habilidades técnicas e de relações sociais, tais como: fixação do conteúdo, adoção de postura de cooperação, tratamento de ideias conflitantes, enfim, ouvindo, processando, entendendo e repassando as informações.

A turma exercitou o conteúdo competindo de forma saudável e com alegria. O jogo foi um instrumento de apoio para a fixação do conteúdo ministrado e através da vivência se reforçou o conhecimento e aprendizagem.

Os alunos avaliaram de forma crítica a modalidade aplicada na aula pela professora via formulário padrão organizado pelo NAeIP, apontando as facilidades, as dificuldades e as sugestões para futuras práticas em sala de aula.

 

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb