PESQUISA

INSAPECA
INSTITUTO SALESIANO DE PESQUISA SOBRE A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

APRESENTAÇÃO

O Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente (INSAPECA) está inserido dentro do Instituto Salesiano de Proteção ao Adolescente (INSAPROA) e vinculado à Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre fazendo parte das diretrizes do sistema preventivo de Dom Bosco. Foi criado em 31 de janeiro de 2004 para servir como importante “braço” da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre no que diz respeito à questão da criança e do adolescente, especialmente os jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde então, o INSAPECA vem atuando nos âmbitos da pesquisa e reflexão, imprimindo o olhar Salesiano de promoção e protagonismo em cada ação implementada.

CADASTRO DE VOLUNTÁRIOS

O INSAPECA está em busca de voluntários. Inscreva-se no link abaixo:

INSAPECA - Cadastro de Voluntários



Gestão de Eventos e Inscrições providor por Event Espresso

CADASTRO DE PESQUISADORES

O INSAPECA dispõe ainda de um cadastro de pesquisadores que refletem as questões da infância e adolescência no Brasil e no Mundo. Buscando constantes parcerias para eventos e atualizações.

BANCO DE DADOS

Desde 2006, o INSAPECA otimiza a implantação do Banco de informações/dados sobre a temática da Criança e do Adolescente. Em 2014, o banco de dados buscou uma reformulação para facilitar a socialização de diferentes saberes produzidos por diferentes áreas de formação profissional (Dissertações de Mestrado; Teses de Doutorado e artigos científicos). O repositório do INSAPECA, apresenta – Autor, Título, Classificação (CDU) de cada obra, sendo que algumas obras são apresentadas parcial ou integralmente. Para a apresentação do documento na integralidade o autor autoriza por escrito a permissão para a divulgação em nosso banco.

 

Recebemos a intenção de autorização para disponibilização do conteúdo pelo e-mail insapeca.faculdade@dombosco.net

 

Faça sua busca em nosso Banco de Dados
Do controle da criminalidade à criminalidade do controle estatal: a expansão do novo modelo de Direito Penal e a sua ineficiência na concretização de direitos fundamentais. Abuso sexual: um trajeto da fantasia ao real.  A gente não quer só comida: processos educativos, crianças catadoras e sociedade de consumidores.  Representações maternas no contexto da maternidade na adolescência. As representações de adolescentes e professores sobre o estatuto da criança e do adolescente e efeitos na dinâmica da vida da escola.  Percepções maternas sobre visitas domiciliares na gestação e no primeiro ano de vida do bebê: um estudo com mães do programa primeira infância melhor. Um olhar sensível e político sobre espaço de leitura: estudo de caso a partir do Literatório.  A interação entre a criança abrigada e seu cuidador: o vínculo na institucionalização O dispositivo conto de fadas na clínica com crianças que apresentam déficit de simbolização. Vínculos afetivos e capacidade de mentalização na alienação parental. Veja mais postagens da Insapeca

ATIVIDADES / EVENTOS

VIII Ciranda da Criança e do Adolescente23 de agosto de 2019 – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre Auditório P. Marcos Sandrini

 

LINKS RELACIONADOS

Conselho Estadual da Criança e do Adolescente

Av. Borges de Medeiros, 1501 – 9° andar – Sala dos Conselhos | Porto Alegre/RS | Fone: (51) 3288-6129 | cedica@sdstjdh.rs.gov.br |  http://cedica.rs.gov.br/

 

Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção – http://www.angaad.org.br/instituto-amigo-de-lucas/

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sitecmdca/default.php

Estatuto da Criança e do Adolescente – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

Fundação de Atendimento Sócio Educativo do RS – FASE – http://www.fase.rs.gov.br/wp/

Fundação Thiago Gonzaga/ Vida Urgente – http://www.vidaurgente.org.br/site/

Ministério da Educação – https://www.mec.gov.br/

Ministério da Justiça – http://www.justica.gov.br/

Nações Unidas no Brasil – https://nacoesunidas.org/

Não bata, eduque! – http://naobataeduque.org.br/

Portal dos Direitos da Criança e do Adolescente – https://www.direitosdacrianca.gov.br/

Programa Nacional de Inclusão de Jovens – http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12921-projovem-programa-nacional-de-inclusao-de-jovens-sp-809797558

Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – https://www.mdh.gov.br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – https://nacoesunidas.org/agencia/unesco/

 

 

 

O QUE É O SISTEMA PREVENTIVO DE DOM BOSCO?

Os Salesianos e seus colaboradores têm um jeito próprio para educar, também chamado de carisma e espírito. Deus deu esse jeito a Dom Bosco para que ele enriquecesse a Igreja educando crianças e jovens, principalmente os mais pobres. Dom Bosco o chamou de Sistema Preventivo.

O Sistema Preventivo é uma experiência de vida

Não adianta querer aprendê-lo só com a cabeça. O motivo é simples: é preciso viver com o jovem, brincar com ele, conversar com ele, comunicar-se com ele para poder compreendê-lo, ajudá-lo, aprender com ele, entrar em sintonia com ele. Dom Bosco viveu a vida toda com os jovens e desta vida ele foi tirando as colunas básicas do seu Sistema.

O Sistema Preventivo está alicerçado no Evangelho

Dom Bosco dizia assim: “A prática deste Sistema baseia-se nas palavras de São Paulo: a caridade é benigna, é paciente, tudo sofre, tudo espera, tudo suporta.” Ama-se a pessoa não porque ela é bonita ou feia, rica ou pobre, me traz esta vantagem, este ou aquele prazer. Ama-se porque é filha de Deus, nossa irmã. Quem ama crê e espera nas possibilidades de cada pessoa, porque cada pessoa é presença de Deus.

O Sistema Preventivo privilegia a convivência

Conhece-se realmente uma pessoa na convivência diária. Aí ele vai se manifestando aos poucos. Suas verdadeiras virtudes e seus reais defeitos aparecem na convivência com outras pessoas. Dom Bosco usava o termo “assistência” para traduzir essa convivência. O educador está ao lado do educando para caminhar com ele, sentir suas dificuldades, vibrar e aprender com ele. Em resumo, ser tão amigo do educando a ponto de poder dizer-lhe qualquer verdade sem magoá-lo. É importante que os educadores estejam, sempre que possível, junto com seus educandos.

O Sistema Preventivo incentiva a prática da liberdade

Toda casa Salesiana tem muito espaço, pátios amplos para que o jovem possa se movimentar. Apenas numa sala de aula ou numa igreja, o jovem pode esconder quem é. Num esporte, num pátio onde é livre, ele se manifesta, se confronta com os outros, se comunica. Dom Bosco dizia: “Dê-se ampla liberdade de correr, pular e gritar. A ginástica e o esporte, a música, a poesia, o teatro, os passeios, são meios eficazes para se alcançar a disciplina, favorecer a moralidade e conservar a saúde”. Toda educação supõe formação para a liberdade responsável.

O Sistema Preventivo usa a razão

Usar a razão em dois sentidos. Primeiro, o educador raciocina e dialoga com o educando, mostra o sentido e o porquê das coisas. Na medida em que o educador raciocina, ensina a raciocinar. É a razão que impede que se cometam violências, injustiças e outras agressões do e contra o jovem. Segundo, o educador faz tudo na medida do jovem. Jovem é jovem: tem suas exigências próprias, sua linguagem, seu modo de ver e analisar a realidade. O educador gosta do que os jovens gostam para que eles passem a gostar daquilo que o educador lhes propõe como valor.

O Sistema Preventivo é paterno e materno ao mesmo tempo

Quem pratica Sistema Preventivo tem a energia, a resistência e a autoridade de um pai, e o coração, a compreensão e a ternura de uma mãe. Dom Bosco chamava isso deamorevolezza. Amar o educando com a firmeza paterna e com a ternura materna: criar um clima tal que o educando não só seja amado, mas perceba que é amado. A educação, dizia Dom Bosco, é questão de coração. Educar é mais que instruir. Educar é conviver, é amar. É possível uma pessoa ser muito instruída e pouco educada. Dom Bosco dizia assim: “o professor visto apenas na cátedra é professor e nada mais, mas se está no recreio com os jovens torna-se irmão”.

O Sistema Preventivo supõe a religião em sua base

“Em educação, ou religião ou bastão”, dizia Dom Bosco. Ele queria dizer a religião educa e o bastão amansa. Todo o projeto educativo Salesiano visa formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. O bom cristão é atuante e comprometido com Deus e o próximo na construção de um mundo melhor. O honesto cidadão participa e atua na transformação da sociedade para torná-la mais justa e fraterna segundo os valores evangélicos. Uma casa Salesiana forma líderes para atuar nas comunidades de fé e na sociedade.

COMO CONTATAR O INSAPECA?

Equipe

A equipe é formada por estagiárias e voluntárias coordenadas pela Profª Drª Cristiane de Oliveira Pereira.

Contatos

Fone: (51) 3361-6700

E-mail: insapeca.faculdade@dombosco.net

Facebook: /insapeca

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCf__-hMYo_sdGCbsqT-llPQ


REVISTA ATITUDE

REVISTA DE PESQUISA DA FACULDADE DOM BOSCO

Acesse o Catálogo

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb