Psicologia do Trânsito – 3ª Turma

Psicologia do Trânsito – 3ª Turma
pós graduação

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOLOGIA DO TRÂNSITO LATO SENSU (Especialização)

Inscrições Abertas



Gestão de Eventos e Inscrições providor por Event Espresso

 

Início: março de 2020.

Coordenação: Patrícia Sandri

E-mail: faculdade@dombosco.net

Apresentação
Um trânsito mais seguro pressupõe profissionais qualificados para a formação dos condutores. A melhor qualidade na capacitação dos novos habilitados é uma constante preocupação dos Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, bem como da sociedade civil. A Década de Ações pela Segurança no Trânsito é um indicador de um problema mundial que deve ser resolvido ou minimizado. Para garantir a melhoria dos serviços diversas iniciativas são tomadas e uma delas é a determinação do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito, que exige capacitação específica para os profissionais credenciados junto ao Detran. Uma das capacitações é o Psicólogo Perito Responsável pela Avaliação Psicológica de candidatos à habilitação. A determinação do CONTRAN, através da Resolução 425/2012, é de que os profissionais de psicologia tenham, para se credenciarem aos Detrans, a partir de 14 de fevereiro de 2015, a titulação de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia.

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre oferece este curso, com o apoio da ABRAPSIT-RS – Associação Brasileira de Psicologia de Trânsito. Temos em nossa linha de ação a preocupação com a vida e a responsabilidade na construção de um trânsito mais seguro, iniciando pela formação dos condutores e dos profissionais que desenvolvem tal atividade. Queremos, assim, contribuir com ações para humanização do trânsito.


Objetivos do Curso
O profissional estará capacitado com a competência necessária para atuar em órgãos de trânsito e CFCs para avaliação psicológica dos condutores de acordo com princípios éticos e técnicos. Será capaz de atuar em órgãos públicos no desenvolvimento de políticas públicas de prevenção e redução de acidentes de trânsito, desenvolver programas educativos, pesquisa e produção intelectual nas áreas de comportamento humano no trânsito, atuar em sindicatos de motoristas profissionais e/ou motociclistas. Poderá atuar em áreas da saúde, clínicas de reabilitação e assistência aos familiares de vítimas, entre outros.

Público-Alvo
Todos os profissionais formados em Psicologia que tenham interesse em atuar na área de trânsito, atuando como Psicólogo Responsável pela Avaliação Psicológica dos candidatos que buscam habilitação, bem como os profissionais já credenciados ao Detran, que tem a necessidade de adequar-se à legislação vigente.

Consulte a possibilidade de cursar disciplinas isoladas de seu interesse, mesmo que ainda não seja portador de curso superior, com a obtenção de Certificado de Extensão Universitária, na modalidade de aluno especial.

Carga horária
Total de 360 horas/aula, com previsão de duração de 12 meses.

Dias e horários das aulas
As aulas serão ministradas nas sextas-feiras (18h20min às 22h45min) e sábados (8h às 17h) em dois finais de semana/mês, com algumas atividades semipresenciais (à distância).

Investimento
Matrícula e mais 18 parcelas mensais de R$ 515,00, vencíveis no dia 10 de cada mês.

Alunos egressos dos cursos de Bacharelado da Faculdade Dom Bosco terão desconto de 15%.

Membros da ABRAPSIT/RS (Associação Brasileira de Psicologia de Trânsito) anteriores ao início do curso terão desconto de 5%.

Grupos de três alunos pagantes no mesmo curso, bem como instituições conveniadas, terão desconto e condições de pagamento especiais.

Informações
Saiba tudo sobre o curso

PROGRAMA DO CURSO (DISCIPLINAS)

Introdução à Psicologia do Trânsito
Ética Profissional de Psicologia do Trânsito
Didática do Ensino Superior I
Metodologia da Pesquisa Científica I Aplicada à Psicologia
Teorias Psicológicas para Compreensão do Comportamento Humano no Trânsito
Aspectos Psicopatológicos do Comportamento Humano
Práticas de Psicologia do Trânsito
Legislação de Trânsito
Educação para o Trânsito e Cidadania: Políticas Públicas e Projetos
Seminários I de Psicologia de Trânsito
Medicina de Tráfego, Saúde e Comportamento no Trânsito
Entrevista, Pericia e Elaboração de Laudos Decorrentes da Avaliação Psicológica
Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica I: Personalidade-Palográfico/Pfister
Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica II: Atenção
Técnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica III: Inteligência
Tecnicas e Instrumentos de Avaliação Psicológica IV: Habilidade Perceptiva, Memória e Raciocínio Visuo Espacial
Estatística e Pesquisa de Trânsito: Métodos e Aplicações
Papel do Psicólogo Contemporâneo no Trânsito
Psicologia, Saúde e Comportamento no Trânsito
Estresse e o Trânsito
Comunicação, Marketing e Trânsito
Psicologia Social, Engenharia de Trânsito e Mobilidade Urbana
Seminários II de Psicologia de Trânsito
Metodologia da Pesquisa Científica II Aplicada à Psicologia
Didática do Ensino Superior II

CORPO DOCENTE

Este curso de pós-graduação será ministrado por professores da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (FDB), além de profissionais convidados e de outras entidades externas à Faculdade. Os docentes são doutores, mestres e especialistas, com larga experiência nos seus campos de atuação:

Alessandro Castro
Anelise Ribeiro da Silva
Aurinez Rospide Schmitz
Caroline Bohrer do Amaral
Cristiane Antunes Russo Rangel
Juliana Nichterwitz Scherer
Liége Pires do Rosário Lau
Lúcio Fernando Garcia
Luiz Dal Molin
Marta Elisa Bubicz
Ordeli Savedra Gomes
Patrícia Sandri
Ricardo Irajá Hegele
Sandra Cristina Batista Martins
Sinara Cristiane Tres Soares
Zeni Terezinha Gonçalves Pereira

 

(*) A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre reserva-se o direito de, na ocorrência de impossibilidades eventuais, substituir quaisquer dos docentes elencados, atendida a titulação necessária, sem que haja prejuízo aos discentes.

 

Coordenação do Curso

Patricia Sandri – Especialista em Psicologia do Trânsito, Presidente da ABRAPSIT, Membro da Câmara Temática de Saúde e Meio Ambiente (CONTRAN);

 

 

METODOLOGIA

As disciplinas são ministradas em ordem sequencial lógica, para auxiliar os participantes no seu desenvolvimento conceitual progressivo e consistente com a realidade em termos teóricos e práticos.

Será utilizado um conjunto de técnicas de ensino, como aulas expositivas, trabalhos em grupo, resolução de casos, palestras e seminários, através de um ferramental como data-show, internet e a disponibilização de material de apoio. As palestras e seminários serão sempre abertos ao debate e participação ativa de todos os participantes, formando-se um ciclo positivo de aprendizagem, com efetiva abertura ao diálogo e a construção do conhecimento e despertar de novas habilidades, no estilo salesiano.

A avaliação será feita por disciplina, a partir de critérios estabelecidos pela coordenação do curso e pelo professor da disciplina e será expressa em valores de 0 (zero) a 10 (dez). Os principais procedimentos de avaliação serão os seguintes: estudo de caso, trabalhos individuais e/ou em grupos.

Será considerado aprovado o aluno que, ao final do curso, cumprir as seguintes exigências: frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina e nota igual ou superior a 6,0 (seis) em cada disciplina.

Cada participante poderá apresentar um trabalho final de curso, no formato de um artigo técnico, opcional como requisito para conclusão do curso, com nota igual ou superior a 6,0 (seis).

A Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre coloca à disposição dos matriculados seus ambientes e seus recursos materiais (biblioteca, laboratórios, etc).

INSCRIÇÃO, SELEÇÃO, MATRÍCULA E CONTATOS

Inscrições Abertas



Gestão de Eventos e Inscrições providor por Event Espresso

Seleção
O processo de seleção dos candidatos será efetuada, após a inscrição no site da Faculdade, mediante análise da ficha de inscrição e de um sucinto currículo do candidato.

Matrícula

A matrícula será efetuada em obediência irrestrita à ordem de classificação; os classificados, não comparecendo na data aprazada para a matrícula, serão substituídos pelos candidatos seguintes na ordem de classificação.

Documentos necessário

– Diploma (cópia autenticada) e Histórico Escolar do Curso Superior (original ou cópia autenticada);
– Comprovante de Registro no Conselho Regional de Psicologia;
– Carteira de Identidade (dispensável se for apresentada a carteira do Conselho de Psicologia);
– CPF (caso o número não esteja expresso na Identidade);
– Comprovante de endereço;
– 2 fotos 3×4.

A confirmação da matrícula será feita mediante a entrega de toda a documentação exigida, bem como o pagamento da matrícula.

 

Contatos

Telefone: (51) 3361-6700

Ramal 216 – Prof. Luiz Dal Molin – dalmolin.faculdade@dombosco.net

www.faculdadedombosco.net

DATA DE INÍCIO

O curso de Psicologia do Trânsito (Especialização Lato Sensu) tem previsão de início em março de 2020.

As aulas serão ministradas às sextas-feiras das 18h20min até às 22h45min e aos sábados das 8h às 17h.

Docentes
Quem faz o curso

Liége Pires do Rosário Lau

Luiz Dal Molin

Coordenador de Ciências Contábeis

Seja um aluno Dom Bosco
Vestibular, Extravestibular, Pós-graduação, Convênios. Você tem todas as opções.

Formas de Ingresso

Copyright 2016 - Faculdade Dom Bosco - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por BigHouseWeb